Meninas que adestram Lobos


Boa noite leitores.

Bom gente, esse é mais um livro da minha editora parceira a Chiado Editora. Esse livro retrata um assunto muito pouco conhecido, até mesmo porque nem os médicos ainda sabem muito sobre ele. É claro que a medicina a cada dia vai avançando e novos medicamentos surgindo. Porém para quem tem essa doença apenas uma certeza existe, ela não tem cura, é uma doença autoimune Estou falando de Lúpus.
Lúpus é uma doença autoimune rara, mais frequente nas mulheres do que nos homens, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico, exatamente aquele que deveria defender o organismo das agressões externas causadas por vírus, bactérias ou outros agentes patológicos.


“Somos portadoras de uma doença rara, desconhecida, pouco divulgada e dificilmente investida. Somos Belas presas em castelos com a Fera; somos bonecas frágeis de porcelana que precisam ser manejadas como muito cuidado. Princesas adormecidas à espera “do beijo de um príncipe para sobreviver”. Somos Brancas de Neve envenenadas por maçãs. Chapeuzinhos Vermelhos nas garras de um Lobo Mau. Somos a realidade de todos os contos que lemos em nossa infância.”

O livro foi escrito por Mara Chan portadora de Lúpus, porém no livro ela não fica explicando nem falando muito sobre a doença e sim como ela e outras mulheres superam a cada dia. O que pra mim foi bem diferente do que eu estou acostumada a ler, pois na maioria dos livros assim as pessoas acabam focando na doença e nesse foi diferente. Mara mostra como a fé e a família ajudou e a ajuda a passar por tudo. No livro ela também mostra como essas mulheres unidas conseguem ajudar uma as outras, alguns grupos foram criados para o apoio dessas mulheres, apoio esse que às vezes e difícil de encontrar até mesmo em casa. O sofrimento que essa doença traz a cada uma dessas mulheres é até difícil de compreender. No livro Mara traz também vários depoimentos de muitas mulheres que convivem com Lúpus e de algumas que já não estão mais aqui.


“Assim eu cheguei no meu vale da sombra da morte, acabando de cumprir os meus dezenove anos, com um futuro imenso pela frente, cheia de sonhos para realizar. O que era para ser a melhor fase da minha vida, acabou tornando-se um deserto de dúvidas, muita dor e solidão. Já não tinha mais certeza se exploraria o mundo das mulheres adultas ou se ficaria tudo por ali, naquela menina enfrentando com muito medo, um mundo desconhecido.”


 Durante toda a leitura Mara relaciona a vida dela com a fé e coloca muitas passagens da bíblia. Como todas elas a ajudou a passar por tudo porque as vezes o sofrimento é tanto e o pensamento de desistir chega até a mente. Porém ela nunca desistiu e até hoje ajuda quem precisa. Algo que ela menciona muito no livro e que tiro de lição para a vida e acho que todos nós devemos levar também e que se nem Jesus desistiu não somos nos que devemos. Deus sabe de todas as coisas e nunca irá desistir de seus filhos.
É um livro muito emocionante e mostra que com fé a gente pode ir muito longe. Foi deixar aqui o meu recadinho para todas as lúpicas.
Por mais árduo que o caminho seja, por mais que o corpo já não aguenta mais saibam que existe um Deus maior que tudo, e que irá estar sempre contigo. Desistir não é uma palavra para mulheres guerreiras como vocês são. O Lobo sempre estará ai, mas quem o adestra são vocês. A única coisa que posso dizer é que tenham força e nunca deixem de enfrentar Lobo.
Estou deixando esse video onde a autora conta um pouco mais sobre sua luta e sobre o livro.



Sobre a autora - Mara Chan


mara chanMara Chan, escritora residente na Espanha. Nascida em 17 de abril de 1984, na cidade de Maringá – sul do Brasil. Meninas que adestram lobos é a sua primeira obra literária, no qual já tem sensibilizado poderes políticos e grandes influências brasileiras. O livro foi lançado em setembro de 2015.
Descobriu a sua vocação muito cedo, expressando seus pensamentos e emoções através das poesias. Na escola sempre destacou-se em suas redações, ganhando a confiança de seus professores para, inclusive, escrever algumas peças teatrais para os projetos escolares . Aos dezenove anos, viu os seus sonhos serem fracassados ao ser diagnosticada de Lúpus Eritematoso Sistêmico  uma doença autoimune crônica, colocando em grande risco a sua vida, e impedindo-lhe de dar seguimento aos seus trabalhos e o curso de " Locução e Comunicação ".

Se você quiser saber um pouco mais sobre a autora esse é o link de sua biografia: http://marachan.net/biografiamarachan.

Onde comprar o livro: Chiado Editora




Nenhum comentário:

Postar um comentário